Todo profissional da educação
experiente sabe que os resultados de seu trabalho junto aos alunos são
influenciados pelo apoio que estes recebem ou não por parte de seus familiares.
Pesquisas nacionais e internacionais que têm demonstrado que a origem e os apoios
familiares – que vão desde as expectativas positivas até investimentos de tempo
e financeiros na carreira escolar dos filhos – impactam decisivamente no
desempenho escolar de crianças e jovens. Ao mesmo tempo, é preciso reconhecer
que a aproximação do universo social dos alunos traz desafios que extrapolam as
atribuições e competências dos profissionais da educação. O
vínculo Escola-família-comunidade foi o assunto da primeira palestra da
Educadora Ruthnéia Costa. Já na Importância
do planejamento e avaliação da aprendizagem, a mestranda Marcia Fernandes enfatizou
que “Ao trabalharmos com a dimensão das mediações, visamos, de um lado,
apresentar algumas possibilidades, tiradas da própria pratica das escolas e dos
educadores que estão buscando hoje uma forma de superação da avaliação
seletiva, e, de outro, refletir sobre possíveis equívocos que se pode incorrer
na tentativa de mudar as praticas tradicionais.” Assim sendo, veja à esquerda
em “Eventos” as fotos do primeiro dia do II
Encontro de Formação Continuada “Na trilha do ensino de qualidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário