O interesse pelo folclore nasceu
entre o fim do século XVIII e o início do século XIX, quando estudiosos como os
Irmãos Grimm e Herder iniciaram pesquisas sobre a poesia tradicional na
Alemanha e "descobriu-se" a cultura popular como oposta à cultura
erudita cultivada pelas elites e pelas instituições oficiais. Logo esse
interesse se espalhou por outros países e se ampliou para o estudo de outras
formas literárias, músicas, práticas religiosas e outros fatos chamados na
época de "antiguidades populares". Neste início de sistematização os
pesquisadores procuravam abordar a cultura popular através de métodos aplicados
ao estudo da cultura erudita. O termo folclore (folklore) é um neologismo que
foi criado em 1846 pelo arqueólogo Ambrose Merton - pseudônimo de William John
Thoms - e usado em uma carta endereçada à revista The Athenaeum, de Londres,
onde os vocábulos da língua inglesa folk e lore (povo e saber) foram unidos,
passando a ter o significado de saber tradicional de um povo. Esse termo passou
a ser utilizado então para se referir às tradições, costumes e superstições das
classes populares. Posteriormente, o termo passou a designar toda a cultura
nascida principalmente nessas classes, dando ao folclore o status de história
não escrita de um povo. E a turma única do 5º Ano turno manhã, da
Educadora Teresinha de Jesus apresentou seu trabalho para as
turmas do mesmo turno. Veja à esquerda, em “Eventos”,
as fotos deste belíssimo trabalho todo montado pelos Discentes do 5º Ano,
orientados pela Educadora da Turma.
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